DTM e Dor Orofacial

o que é?

A DTM é definida como um conjunto de distúrbios que envolvem os músculos mastigatórios, a articulação Temporomandibular (ATM) e estruturas associadas. Sua sigla representa a Disfunção da Articulação TemporoMandibular.

sintomas

A DTM pode causar dor e desconforto durante a função mandibular, sendo percebida principalmente ao abrir a boca, mastigar, falar, bocejar por exemplo. Quem tem DTM comumente se queixa de:

* Dor ou desconforto durante a fala
* Dor ou desconforto ao mastigar alimentos (mais consistentes ou duros principalmente)
* Dificuldade para abrir a boca (bocejar por exemplo)
* Limitação de abertura bucal
* Barulhos ou ruídos ao abrir ou fechar a boca (acompanhado ou não de dor)
* Zumbido no ouvido
* Dor em frente à orelha
* Travamento mandibular (trava com a boca aberta ou com a boca fechada)
* Dor de cabeça na região temporal

Falar sobre DTM significa abrir um guarda-chuva de possibilidades, uma vez que essa condição é abrangente. Ou seja, existem vários tipos de DTM, os quais estão divididos em dois grandes grupos: articular e muscular.

A pessoa pode apresentar um ou mais tipos de DTM. É importante conhecer o diagnóstico pois as terapias para cada condição podem ser diferentes.

Clique aqui e preencha o questionário que a Dra. Pietra deixou para você saber se pode ter ou não uma DTM.

quais são as causas para DTM?

Não existe uma única causa isoladamente para DTM. Os pesquisadores costumam dizer que a causa é multifatorial. Isso porque envolvem fatores fisiológicos como anatomia; fatores sistêmicos como doenças reumatológicas, fatores genéticos, traumas, fatores psicossociais, bruxismo, etc. Todos estes fatores isoladamente ou em conjunto podem ser predisponentes, iniciantes ou perpetuadores de uma DTM. Assim durante os procedimentos para diagnóstico todos os fatores devem ser levados em consideração.

quais as principais terapias realizadas para DTM?

As terapias são distintas e por isso o primeiro passo fundamental é conhecer qual o tipo de DTM que o paciente apresenta. É importante que o paciente esteja ciente que muito do tratamento para DTM é atribuído a ele.
Entre as modalidades terapêuticas estão:

* Orientações
* terapia cognitivo-comportamental
* exercícios mandibulares
* exercícios físicos
* higiene do sono
* dispositivos interoclusais tais como placa estabilizadora, repocisionadora, etc.
* medicamentos
* calor
* laserterapia
* eletroterapia
* infiltrações em ATM
* agulhamento seco ou infiltrações em músculos
* massoterapia

o que é dor orofacial?

Dor Orofacial, por definição, é toda a dor associada a tecidos moles e mineralizados (pele, vasos sanguíneos, ossos, dentes, glândulas ou músculos) da cavidade oral e da face.

quais as condições clínicas mais frequentemente associadas a dor orofacial?

Dores de dentes e de tecidos periodontais, disfunção temporomandibular (muscular ou articular), neuralgias, tumores, trauma, tecidual, doenças autoimunes, etc. Usualmente essa dor pode ser referida da região da cabeça e/ou pescoço ou mesmo estar associada à cervicalgias, cefaléias primárias e doenças reumáticas como fibromialgia e artrite reumatóide.

Para agendar a sua consulta de DTM/Dor Orofacial clique aqui.